APRS

APRS (Automatic Position Reporting System) é um Sistema de uso dos radioamadores, criado pelo radioamador americano Bob Bruninga (WB4APR) da Academia Naval dos Estados Unidos.

Com a utilização de programas (softwares) específicos, o radioamador consegue aliando radio e GPS (Global Positioning System), manter contatos em longas distâncias, sem a preocupação com a abertura de propagação e frequências.O sistema é muito utilizado, por radioamadores, para a localização de veículos terrestres, náuticos e aeronaves. O sistema aliado ao rádio é uma ferramenta sofisticada de rastreamento global, e apoio em caso de comunicações emergenciais. São utilizados, também, sinais de satélites que transmitem condições climáticas.

No Brasil a frequência utilizada para esta modalidade é 145.570 MHz., em Portugal é 144.800 MHz. O sistema é definido como de utilidade pública, pois antes de tudo visa o auxílio ao próximo. Para fazer parte deste seleto grupo, basta que o interessado preste os devidos exames junto ao órgão Fiscalizador de Telecomunicações e obtenha o Certificado e Licença de Operador de Estação Radioamadora.

Digipeater APRS Blumenau

APRS_Cobertura-2016-07-APRS-FI

Integrado a rede APRS SUL, este serviço, implantado pelo CRB na cidade de Blumenau, trará grandes benefícios aos usuários da região, principalmente a Defesa Civil, que poderá utilizar mensagens de texto, envio de localização de agentes em situações de emergência, informações meteorológicas.

Links APRS